EXPECTATIVAS:
LÍNGUA PORTUGUESA
- Relembrar as versões que conhece sobre determinado conto levantando principais diferenças entre elas;
- Apresentar diferentes versões de um mesmo conto a fim de perceber que em cada versão, além da presença da imaginação de cada autor, está fundamentada na ideologia de cada um;
- Conhecer a biografia de diferentes escritores;
- Explorar a tipologia textual biografia contrapondo com a tipologia textual conto (quais as especificidades de cada uma) a fim de compreender a finalidade de cada tipologia e sistematizá-las;
- Após conhecimento das versões, retomar as principais diferenças entre elas;
- Produzir uma versão própria do conto e revisar a própria escrita prestando atenção aos aspectos de coerência, coesão, ortografia, dinâmica interna, estrutura, parágrafo, organização das falas e demais aspectos do texto narrativo.
MATEMÁTICA
- Explorar informações matemáticas da biografia de diferentes escritores em situações-problema para que os alunos possam identificar a função que eles desempenham naquele contexto: números para quantificar, números para ordenar, entre outros;
- Aplicar as técnicas operatórias em situações-problema;
- Formular seus próprios problemas para os colegas resolverem;
HISTÓRIA
- Procurar voltar no tempo fazendo comparações entre passado e presente;
- Informar-se do que ocorria em nosso país na mesma época em que os escritores nasceram;
- Valorizar o trabalho dos escritores em suas épocas recolhendo contos e a importância do registro para a preservação das histórias.
GEOGRAFIA
- Localizar no mapa diferentes países observando distâncias e fazendo comparações significativas em relação ao país de vivência;
- Discutir sobre meios de transportes que viabilizem viagens de um país a outro;
- Construir a ideia de espaço partindo da ideia de continente para o município local bem como no sentido inverso (município, estado, país e continente);
- Conhecer particularidades de alguns países de origem de determinados escritores.
ARTES
- Ilustrar sua própria versão do conto.
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Explorar brincadeiras nas quais os alunos possam vivenciar o conto Chapeuzinho Vermelho ora fazendo -se de lobo, ora fazendo-se de caçador, avó e menina;
INFORMÁTICA
- Pesquisar textos e imagens sobre a vida e obra de determinados escritores;
- Utilizar os recursos tecnológicos para viabilizar o estudo e pesquisa acerca do tema explorado bem como difundir, divulgar nosso estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário